Fibrose e as Intercorrências no Pós Operatório

Como evitar e alcançar o melhor resultado

fibrose na estética é uma cicatriz interna. Uma rigidez que acomete, geralmente, a pele. Isto ocorre devido a algum traumatismo local, contusão, infecção ou em procedimento cirúrgico como a lipoaspiração, por exemplo.

Ela faz parte do processo de cicatrização e, na maioria das vezes, não causa maiores problemas ao paciente, com retorno da normalidade em pouco tempo. Entretanto, em algumas situações o tecido em excesso gera um quadro de fibrose que é inestético, provoca limitação de movimento, dor e pode até comprometer o resultado da cirurgia. As fibroses podem se apresentar no organismo de 3 formas: nodular, cordão ou placa e merecem uma atenção especial no pós-operatório.

Complicações

A fibrose é composta principalmente por colágeno, uma defesa do próprio organismo para recuperar os tecidos prejudicadosgerando um tecido desorganizado. É comum que na região operada o paciente sinta que o local está sendo “repuxado” e “endurecendo”. Com o tratamento adequado esse tecido se torna mais uniforme. Em casos no qual a fibrose já está instalada o tratamento correto melhora o quadro estético da pele.

Em alguns casos a fibrose pode se tornar um problema, surgindo aspectos de irregularidade na pele, aumento no tamanho da região operada e sentimento de dor e desconforto. Após meses do procedimento essas características devem começam a diminuir, mas nem sempre desaparecem por inteiro.

Além de conversar com o cirurgião responsável pela cirurgia alguns procedimentos estéticos tem um papel fundamental.

Drenagem linfática: Eliminação de toxinas, diminuição do inchaço, melhorando a circulação e nutrição dos tecidos, que traz uma cicatrização mais rápida.

Cinta modeladora: Auxilia na compressão da área operada, prevenindo seroma e fibroses.

Evitar esforço físico: respeite seu período de recuperação. O esforço físico sobrecarrega os tecidos que já estão lesionados pela cirurgia e não foram completamente cicatrizados.

O acompanhamento com um fisioterapeuta no pós-operatório é fundamental. O profissional conhece e aplicará as técnicas necessárias ajudando no processo de cicatrização e minimizando lesões.

Agende sua consulta!

plugins premium WordPress