O que são e quais os benefícios
Ao realizar um procedimento cirúrgico os cuidados pré e pós operatório são fundamentais para o resultado final desejado.
Mas o que são os cuidados pré e pós operatório? Eles nada mais são que técnicas e orientações que compõe um plano de tratamento individualizado, com o objetivo de otimização do resultado cirúrgico. Diversos procedimentos podem auxiliar o paciente a ter o resultado desejado, garantindo além do seu bem-estar uma recuperação mais rápida e segura.
Conheça um pouco mais sobre cada procedimento e os seus benefícios.
Pré Operatório
Os procedimentos pré operatórios tem como objetivo, de forma geral, preparar o corpo para a cirurgia e garantir a adequação, segurança e o bem-estar do paciente.
Além de uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, algumas técnicas também são indicadas, entre elas a auriculoterapia e a drenagem linfática, por exemplo.
A auriculoterapia tem entre os seus benefícios o relaxamento, essencial para se preparar a cirurgia. Já a drenagem melhora a circulação e nutrição dos tecidos, que traz uma cicatrização mais rápida, entre outros.
Pós Operatório
A reabilitação pós cirúrgica potencializa os resultados e garante qualidade e bem estar ao paciente. Um plano individual de procedimentos é o ideal, já que cada pessoa possui um organismo e uma rotina. Além disso, o pós cirurgia não consiste apenas em realizar drenagem linfática. A técnica é uma importante aliada, mas não é único procedimento necessário.
A mobilização da cicatriz e aplicação de taping linfático e postural são também importantes métodos pós operatório e que garantem prevenção de cicatrizes, queloides e minimizam dores musculares. Os exercícios respiratórios são outro exemplo de atividade fundamental. Eles auxiliam para uma respiração correta e sem receios de provocar incisões.
Já os exercícios cinéticos funcionais melhoram a circulação sanguínea e linfática controlando edemas e prevenindo tromboses. Com isso, o paciente pode realizar atividades simples do dia a dia com mais segurança e sem o receio de forçar a cicatriz. O repouso absoluto não é recomendado ao paciente pós operatório e pode ser até prejudicial, causando a perda de massa muscular e estendendo os cuidados por um período além do normal.
É válido lembrar que é o conjunto de procedimentos personalizados que farão a diferença. Por isso, conversar com um profissional da área, e de confiança, é também parte fundamental deste processo. É assim que o paciente conhece as técnicas, define seus objetivos e realiza a cirurgia e os procedimentos pré e pós com segurança.
o que são os cuidados pré e pós operatório?
Eles nada mais são que técnicas e orientações que compõe um plano de tratamento individualizado, com o objetivo de otimização do resultado cirúrgico. Diversos procedimentos podem auxiliar o paciente a ter o resultado desejado, garantindo além do seu bem-estar uma recuperação mais rápida e segura.