Alívio de dores e distúrbios psicossomáticos podem ser tratados a partir dessa terapia milenar chinesa
A auriculoterapia é uma terapia milenar chinesa que atualmente é um ramo da aculputura. Ela funciona a partir do estímulo de pontos específicos localizados na orelha, ou no pavilhão auricular, como é chamado pelos especialistas. Entre os benefícios do tratamento está o alivio de dores, sem maiores desconfortos ou efeito colateral.
Como funciona a auriculoterapia
A auriculoterapia é uma estimulação realizada em pontos específicos do pavilhão auricular, proporcionar alivio de dores e o tratamento de problemas físicos e psíquico, além de auxiliar no diagnóstico de doenças por meio de alterações nos pontos observados durante a técnica.
Ela pode também ser realizada com agulhas, mas geralmente são feiras com sementes de mostarda ou pequenos cristais que são presos à pele com esparadrapo fazendo pressão nos pontos auriculares. Em média o paciente deve permanecer com as sementes por 5 dias, após a aplicação.
Para a técnica e como se o corpo humano fosse representado na orelha, no qual cada ponto sinaliza um órgão. Dessa forma, quando esse ponto auricular é estimulado ele alivia sintomas e possíveis problemas no órgão referente. Por isso, antes de iniciar um tratamento é importante realizar uma consulta com especialista, que irá identificar os sintomas e entender o que o paciente busca com essa terapia.