Quando realizado de forma correta o tratamento melhora a postura, a circulação sanguínea e reduz inflamações
A bandagem funcional é uma técnica que auxilia na posição correta de músculos e articulações. Entre seus principais benefícios estão o alivio de dores, redução de inflamações, relaxamento e sensação de bem-estar.
Como é feita
Se utilizando de fitas adesivas elásticas, aplicadas na pele, a bandagem proporciona a prevenção e tratamento de lesões. Os benefícios só são possíveis, evisíveis, a partir da aplicação correta da bandagem. Por isso, a prática precisa ser realizada com o material correto e por um profissional com conhecimento.
Bandagem neuromuscular funcional
Existem algumas técnicas de bandagem. A bandagem neuromuscular funcional possibilita aos músculos e às articulações garantir o seu máximo desempenho, além de estimular a circulação ao redor das lesões e diminuir cãibras.
A técnica também reduz as dores e oferece um aumento no desempenho do dia a dia ou na prática esportiva. Muito utilizada por quem pratica atividades físicas, ela pode ser aplicada em qualquer paciente com limitação ou dor física. Esta é uma técnica importante para outros tratamentos fisioterapêuticos e que aceleram a recuperação de maneira ordenada.
A bandagem como uma aliada na estética
No pós-operatório a bandagem é uma aliada para a redução de edemas, equimoses, além de acelerar a cicatrização e reduzir a dor.
Bandagem e pré-operatório: indicada para auxiliar na correção e consciência corporal;
Bandagem e o intraoperatorio: pode ser usada de forma contensiva, ainda no ambiente hospitalar. Seu ponto forte, neste caso, é o potencial que a bandagem tem de reduzir os atendimentos pós-operatório, redução de equimoses e edema controlado, além de proporcionar um maior conforto ao paciente;
Bandagem e pós-operatório: usado como linfotape, ela faz a drenagem linfática, evitando dores e proporcionando a correção postural gradativa para as intercorrências pós-operatórias como as fibroses, seromas e deiscência. Outro benefício após um procedimento cirúrgico é o de melhorar o aspecto da cicatriz.
Bandagem e gestantes
Em gestantes a técnica da bandagem é muito utilizada para a correção postural, alivio de dores, relaxamento e também na sustentação da barriga. Já no pós-parto ela auxilia a correção da diástase, reposicionamento de órgãos internos e redução de edemas.
É válido lembrar que aqui na clínica, além de todos os cuidados, técnicos e do plano personalizado, utilizamos uma bandagem elástica, hipoalérgica e resistente à água.